Saint Seiya World
Saint Seiya World
Saint Seiya World
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


A Nova Era das Trevas
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Como Ser Inteligente nos Fóruns

Ir para baixo 
AutorMensagem
Arya de Peixes
Cavaleiro de Ouro
Cavaleiro de Ouro
Arya de Peixes


Alcunha : A Mais Bela e Mortal de Todas as Rosas

Número de Mensagens : 1669
Idade : 36
AVISOS :
Como Ser Inteligente nos Fóruns Left_bar_bleue0 / 30 / 3Como Ser Inteligente nos Fóruns Right_bar_bleue

Força : 1 +0
Resistência : 1 +0
Agilidade : 1 +0
Energia : 1 +0
Cosmo (%) :
Como Ser Inteligente nos Fóruns Left_bar_bleue100 / 100100 / 100Como Ser Inteligente nos Fóruns Right_bar_bleue

Vida (%) :
Como Ser Inteligente nos Fóruns Left_bar_bleue100 / 100100 / 100Como Ser Inteligente nos Fóruns Right_bar_bleue

Armadura : Como Ser Inteligente nos Fóruns Armaduraaprendizprontopvw2
Data de inscrição : 10/04/2009

Cavaleiro
Vida:
Como Ser Inteligente nos Fóruns Left_bar_bleue10/10Como Ser Inteligente nos Fóruns Empty_bar_bleue  (10/10)
Cosmo:
Como Ser Inteligente nos Fóruns Left_bar_bleue0/0Como Ser Inteligente nos Fóruns Empty_bar_bleue  (0/0)

Como Ser Inteligente nos Fóruns Empty
MensagemAssunto: Como Ser Inteligente nos Fóruns   Como Ser Inteligente nos Fóruns EmptyTer 15 Set 2009 - 13:31

Galera, em minhas andanças pelos fóruns em que estou registrado, acabei de ler um texto que foi desenvolvido pelo SmiTh do fórum [Security Darkers & Security Brasil] e postado no Cosplay Brasil.

Achei interessante postá-lo aqui pelo fato de ser muito útil para todos aqueles que acabaram de se registrar no Saint Seiya World e também para aqueles que não sabem se expressar em fóruns ou algo parecido.


1- Como Se Apresentar Em Um Fórum

Quando
nos cadastramos em algum fórum, seja ele religioso, suporte, técnicas de informática, ajuda online, RPG, etc, o que nos vem à mente é que estamos ligados com diversas pessoas, cada uma com uma forma de pensar diferente, e acontece que muitas vezes ficamos perdidos em como nos apresentar em um fórum, seja pelo simples fato de talvez acharmos que não sabemos nada e que outros falariam da nossa pessoa, poderiamos dar alguma dica de forma errônea, fazendo com que outros usuários nos encarem como "Aquele que não sabe de nada". Isso pode nos trazer muitos ressentimentos e nos levar a ser encarados como apenas mais um usuário. Abordarei nessa primeira parte do texto "Como Se Apresentar de Forma Correta em um Fórum."

1.1- Se Apresentando em um Fórum de Forma Correta

Aprender a se apresentar nem sempre é uma tarefa fácil, visto que muitos usam de forma errada as palavras, apenas constrangendo outros usuários. Visto que será a sua primeira vez a se logar em um forum, a melhor forma de se apresentar é criar um tópico na área indicada pra isso como por exemplo: Off Topic, Discussões Gerais, Opiniões, Apresentações, dentre outras que variam conforme o fórum. Ali cria-se então um tópico e você pode fazer um elogio ao fórum, falando um pouco sobre os assuntos que são abordados e o seu bom conteúdo. Isto fará com que os Administradores e Usuários já sintam que você parece ser um Usuário legal e educado. Se quiser, poderá também falar do seu site ou do seu fórum também, listando o que se aprende, é claro, pois assim os usuários vão pegando confiança.

2- Aprenda a Se Dirigir às Outras Pessoas


Essa parte realmente é uma das mais importantes, pois nem sempre conviver num ambiente em que existem diversas opiniões tem sido uma tarefa fácil, ainda mais quando se é novato em algum fórum. Quando nos tornamos mais experientes, isso agrava mais. Começamos a ficar impacientes com algumas perguntas ou tópicos repetidos e, às vezes, faltamos com a educação com alguns membros. Mas isso pode ser evitado seguindo as dicas que colocarei aqui em análise.

2.1- Dirigindo-se às Outras Pessoas Com Educação

Muitos acham uma tarefa um tanto quanto difícil, visto que as pessoas nem tem mais respeito uma pelas outras e também devido ao fato dos fóruns estarem cheios de adolescentes que acham que podem fazer o que bem quiserem. Para se dirigir a qualquer membro com educação em um forum, é bem simples.

1- Note o ponto que está em questão, no caso, o tópico.

2- Pense antes de escrever e note se o que vai escrever, poderá servir de alguma coisa para a pessoa e, em seguida, escreva de forma mais passiva possivel. Exemplo: Caro Amigo ou Colega, sugiro que...

3- Finalize o tópico com uma despedida de forma que agrade o usuário. Exemplo:Abraços, Atenciosamente, Cordialmente, etc...


3- Fazendo Perguntas de Forma Correta

Muitas vezes, temos notado o quanto as pessoas são "preguiçosas" no fórum. Fazem perguntas que já existem nos tópicos anteriores, mas como se cadastram nesse exato momento, não querem saber de ler os tópicos ou sequer dar uma pesquisada antes. Vão logo colocando suas perguntas e esperando respostas. Uma vez respondidas, aquela pessoa nunca mais voltará ao fórum.

3.1- Faça Perguntas de Forma Inteligente


A melhor maneira de se fazer uma pergunta é antes PESQUISAR naqueles botões que existem logo acima do cabeçalho dos fóruns ou estão nos cantos da tela. Ali você poderá procurar por frases ou palavras e, caso não obtenha respostas, poderá criar um tópico na área destinada a dúvidas e escrever então um texto, pedindo a colaboração dos membros sobre tal assunto, considerando todos os pontos já citados acima.

A pergunta a ser feita não precisa usar de palavras dificeis. Apenas dirija-se às pessoas da forma mais branda e clara possivel, facilitando assim uma reposta de algum usuário o mais rápido possivel. Seja objetivo naquilo que você quer chegar. Não fique dando voltas para chegar logo ao ponto, pois assim o leitor poderá desistir no meio. Use as sílabas de forma correta, sem muitas abreviações, para melhor entendimento dos membros.

4- Criando Tópicos de Forma Correta

Muitas vezes, a maioria dos usuários tem a mania de criar tópicos sem nenhum objetivo concreto, apenas para fazer enquetes ou para pedir algo, como uma resposta à alguma dúvida que, por certo, não pesquisou como citei no texto acima, fazendo com que o fórum fique 'bagunçado", usando letras maiúsculas em alguns titulos do tópico e outras minusculas, dando uma aparência nada agrádavel ao forum.

4.1- Criando um Tópico de Forma Correta

A melhor forma de se criar um bom tópico é:

1- Evite colocar os titulos em letras maiuscúlas. Note se os outros tópicos estão com letras maiúsculas. Se tiver, siga os padrões do fórum.

2- Evite abreviar as palavras. Abrevie quando necessário.

3- Evite colocar muitos "Smileys" na área ON, pois isto faz com que o fórum deixe
de ser algo sério.

4- Evite muitas cores no tópico para não fazer com que o fórum pareça um "quadro", use apenas quando for titulos, subtitulos e falas do seu personagem (em fóruns de RPG).

5- Seja objetivo naquilo que você pretende alcancar com seu tópico.

6- Use palavras de fácil entendimento para todos. Afinal, o fórum também é frequentado por pessoas leigas.

5- Evite Mal Entendidos no Fórum


Como disse acima, nem sempre é fácil conviver com pessoas com outras opiniões diferentes da nossa. Frequentemente tem acontecido muitas discussões banais em alguns fóruns, trazendo a infelicidade de alguns membros e muitas vezes gerando uma confusão ainda maior. Apresentarei algumas dicas de como evitar esses mal entendidos.

1- Quando surgir algum mal entendido, mande uma MP para a pessoa que você
ofendeu, pedindo desculpas, mesmo que talvez esteja com a razão. Assim, o mal
entendido termina por ai.


2- Evite criar tópicos irônicos, apenas para provocar outro membro.

3- Se notar algum mal entendido no forum, tranque o tópico e mande MPs para os
envolvidos, isto no caso de ser algum Administrador. Se for um usuário. mande MP
para o Administrador, alertando-o da situação.

6- Progrida com o Fórum


Nesta última parte, apresentarei aqui algumas formas de você crescer junto ao fórum que tanto gosta. Se almeja um dia ser Moderador, Colaborador, Colunista ou até mesmo Administrador, siga estes passos.

1- Seja tudo aquilo que disse nos textos acima.

2- Ajude os membros que tenham dificuldades. Não complique mais o assunto em questão. Seja objetivo.

3- Faça ótimos tópicos, pesquise e aprenda bem sobre o assunto a ser postado
para maiores informações mais tarde.


4- Esteja disposto a ajudar quando algum Administrador lhe pedir sua ajuda. Seja solidário.

5- Não subestime o conhecimento dos outros membros. Acredite: sempre existirá alguém que sabe mais que você.

6- Seja simpático, confiante e educado, fatores extremamente importantes no fórum.

Ficam ai dicas muito importantes para sobreviver e não ser vítima de assassinatos em fóruns pela net afora e, caso algum administrador queira fixar este tópico, fique à vontade.
Ir para o topo Ir para baixo
 
Como Ser Inteligente nos Fóruns
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» SAJ - Como usar
» Como viro um cavaleiro?
» Como voce descobriu o SSW?
» Guia de Como Não Agir na Internet

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Saint Seiya World :: Área Livre :: Discussões Divertidas!!!-
Ir para: